domingo, 20 de janeiro de 2008

No final de tudo

Gosto muito, admiro até, as palavras de Paulo, ao escrever ao jovem Timóteo (2 Tm 4:7), quando diz: combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.

Estas palavras, desde o primeiro contato com elas, sempre me foram inspiradoras. Elas me fazem sentir motivado com a vida no geral, sentir satisfação por cada dia vivido e amar, acima de tudo, o único e soberano Deus. Tais palavras me servem de parâmetro para viver cada dia de forma que seja melhor que o anterior. Melhor no sentido profissional, religiosamente, melhor como marido, filho, irmão e amigo, como cidadão. Além de soar de forma poética, as palavras de São Paulo me inspiram a pensar no último instante de vida que terei, no último ar, no último adeus, na última despedida do mundo para comigo.

Quanta besteira  a gente já não fez até hoje, não é? E quantas mais faremos? É inevitável, não tem como não errar. Somos incapazes de fazer tudo certo. Isso não é consolo para viver errando, mas temos que ter a ciência de que não somos tão perfeitos. Mas, as palavras de Paulo me servem para mirar lá, bem longe, num futuro que, creio, está muito distante. Naquele dia onde muitos estarão chorando, espero que de saudade, pela minha partida. Não veja este artigo de hoje como algo mórbido, mas o tenha como instrumento de reflexão.

Eu tenho um desejo, que agora se torna mais externo ainda, que é o fato de no dia da minha despedida, as pessoas possam dizer "este era um homem de Deus". Eu quero que as pessoas ao chorarem possam também se lembrar das contribuições que eu fiz para suas vidas, sejam elas quem forem. Não quero que meu velório seja triste, mas quero que seja muito alegre, e que quando eu for lembrado por cada um que rodeou minha vida, possa ter tido a satisfação de ter sido, pelo menos, conhecido meu. Eu sei que para tudo isto aconteça ,eu terei que trabalhar muito pelos dias que se seguem, terei que ser educado, bondoso, bom marido e pai, filho exemplar, bom amigo, excelente profissional e, principalmente, verdadeiramente amar a Deus. Tenho muito o que aprender. E Paulo me inspira em suas palavras.

Talvez Paulo tenha pensado como eu penso. Contudo, suas palavras revelam plena satisfação do ministério que lhe fora dado por Deus, o de propagar a Sua palavra por todo o mundo. Ele passou por provações cruéis. Prisões, perseguições, chicoteadas. E ainda assim foi bom. A sensação quando ele escreveu estas palavras é de que não havia mais nada para se fazer, porque a sua carreira estava realmente completa. O momento era de guardar a fé e esperar a sua partida. A sua sentença por parte de Deus.

Podemos pensar de como será no final de tudo, mas nossas ações de hoje é que nos direcionarão para esse final. Você quer pessoas te amando? Ame-as. Você quer pessoas com saudades de você? Ame-as. Você quer um mundo melhor? Ame-o. Nós precisamos amar mais e mais, como disse o poeta: amar as pessoas como se não houvesse amanhã.

O evento mais importante que o nascimento ou a morte é o intervalo entre ambos. Viva-o intensamente.

Nenhum comentário: