sábado, 12 de janeiro de 2008

Agrado recíproco

 

Desde 2006 tenho por algumas vezes provado da fidelidade e agrado em Deus. Poderiam ter sido mais vezes se eu fosse audacioso. 2006 foi para mim um divisor de águas. Muitas coisas aconteceram desde então. Novas oportunidades de trabalho, crescimento profissional e acadêmico, novos relacionamentos e, principalmente, a reconstrução da área mais desejada na minha vida, a família.

Nestes últimos momentos pude, algumas vezes, ter provado do que chamo de agrado recíproco. Este evento é a aplicação prática do Salmo 37:3-7, que diz:

3 Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.

4 Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.

5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.

7 Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

No verso 3 somos convidados a confiar em Deus. Ou seja, de transferir nossa confiança em qualquer outra coisa para, exclusivamente, em Deus. Sabe quando não mais lugares onde ir, nem pessoas a procurar, nem mesmo forças para erguer nossa mão e fazer sinal de "estou aqui, socorro"? Infelizmente, são nesses momentos, que muitas pessoas lembram de Deus. Algumas vezes eu fiz assim, mas depois de algumas lições, aprendi a estabelecer prioridade a Deus. Sabendo, desta forma, que minha confiança deve estar firmada nele.

Gosto da figura que geralmente o baiano é tratado, aquela de estar deitado numa rede de forma bem descansada. Deleitar em Deus é isto, descansar. Não de forma preguiçosa porque as coisas não cairão do céu. Ao mesmo tempo em que lançamos nossa confiança em Deus com o objetivo de que Ele nos ajude a resolução de algo, ele quer que estejamos em ação. Mas deleitar é isto, descansar em Deus sabendo que Ele fará concederá aquilo que desejamos. Aqui está o ponto chave deste artigo. "e te concederá os desejos do teu coração". O agrado recíproco acontece quando você se agrade Deus buscando nEle a sua confiança e descansando na ação do Seu poder. Deus tem prazer em que alguém se agrade dEle, desta forma, por Sua vez, se agradando de cada que assim o faz. A consequência é Deus conceder aquilo que você tem Desejado. Mas, da nossa parte, o agrado a Deus tem que ser genuíno e não mesquinho, visando somente aquilo que queremos. Quando nos sujeitamos a confiar em Deus, estaamos, também, nos sujeitando a cumprir com seus mandamentos, a Sua vontade para nossas vidas.

O verso 5 é uma confrmação dos versos 3 e 4. Uma entrega a Deus da sua vida, da sua plena confiança de que Ele é suficiente. O conclue este verso dizendo que o feito vem pela confiança.

Quantas vezes nos sentimos injustiçados pela circunstâncias da vida? A confiança em Deus nos traz a esperança de que no tempo adequado, no momento certo, teremos nossa justiça. Você já foi acusado por desonestidade sem ter desviado 1 centavo? Seu caráter já foi colocado em prova? Sua palavra foi tida como duvidosa? Alguma coisa destas aconteceu quando você tinha plena convicção de que não fizera nada errado? É em momentos como estes que Deus prova a Sua justiça em nossas vidas. E nos faz sobressair como luz em meio a escuridão.

pai_e_filho Descansar e confiar são requisitos para um vida de paz e sucesso em Deus. Muitos conseguem chegar no topo sem Deus, mas o final é muito diferente. Se Deus não existisse, a física ensinaria. Se não há uma base bem estabelecida no construir de um edíficio, ele cai. Se a sua vida tem sido construída sem Deus a sustentando, você pode subir mais alto que o Everest, mas um dia cairá. E o tombo, como já diz o popular, "quanto mais alto, maior a queda".

Você quer saber se tudo isto que escrevi é verdade? Você tem duas escolhas: fazer da sua vida aquilo que você acha que é certo ou confiar, descansar e esperar em Deus.

 

Deus pode fazer muito por você, mas Ele espera que primeiro você confie nEle.

Nenhum comentário: