terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Não andeis ansiosos

ansiedadeQuando criança, eu antecipava minhas emoções em relação a alguns eventos e sentia que meu corpo reagia de modo estranho, nada demais, mas sentia algo diferente pelo meu estomago. Compartilhando com um primo ele me explicou que aquilo era ansiedade. Hoje já “macaco velho”, como costumo dizer, me sentir ansioso faz um estrago no meu cotidiano. A última vez que a ansiedade tomou conta de mim foi nas vésperas de eu viajar para Santos/SP, quando depois de 10 anos teria um bom tempo com meus familiares e reveria velhos amigos da infância, escola e trabalho. Eu passei cerca de quinze dias achando que estava com uma gastrite, não conseguia comer algo qualquer, e dormia pouco. Quando então cheguei na minha tão saudosa cidade, toda a ansiedade acabou. Prometi procurar controlar a ansiedade.

De outras formas a ansiedade pode ser uma perturbação em nossas vidas, seja em eventos como o que eu vivenciei, como em nosso cotidiano profissional ou familiar, nas preocupações com as finanças, na educação dos filhos, nas notas da universidade ou escola, no início do namoro ou casamento, na dúvida de que profissão seguir, se haverá de ser pai ou não, se alguns contratos serão fechados, se daqui a dez estarei morando no lugar dos meus sonhos, se amanhã vai chover ou fazer sol, enfim, uma série de situações que podem nos fazer andar ansiosos.

Apóstolo Paulo, ao escrever aos Filipenses, 4:6, disse “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças”. Gostaria de divir este versículo em três partes:

1. Não andeis ansiosos por coisa alguma

Aqui, Paulo não está especificando uma situação. De acordo com os exemplos que citei, coisas do citidiano, de pessoas diferentes, de coisas bobas, é costumeiro querer antecipar resultados, sofrendo sem necessidade, trazendo consequências físicas e emocionais para si. O propósito para esta exortação de Paulo é para que tenhamos paz para conosco. Lembra da minha viagem a Santos? Não seria melhor se eu tivesse mantido a calmaria? Com certeza.

2. Antes de tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus

Antes de sofrer, de querer romper a limitação humana, o que na verdade não acontecerá, faça conhecida a sua situação diante de Deus, que na Sua santa sabedoria nos guiará em paz para que no tempo certo, e já determinado por Ele, possamos ter aquilo que tanto esperamos, se para o nosso bem. Isto é dependência. Já dissera o próprio Senhor Jesus que se buscar nós acharemos e, se, pedir nós encontraremos.

3. Pela oração e súplica com ações de graça

Oração e súplica podem ser interpretadas como uma mesma atitude, ou seja, a de se dirigir a Deus, compartilhando as necessidades ou desejos no sentido de que recorrer a Deus é buscar a Sua paz para viver sem ansiedade. Paulo encerra este versículo com as palavras “ações de graça”. Independente do resultado que se obtenha, nossos corações devem estar cheios de gratidão, pois quando agindo desta forma estamos envolvidos da paz e do amor de Deus.

O apóstolo Paulo tinha profundo conhecimento e autoridade nas palavras que expressa em Filipenses 4:6, pois este escrito faz parte de uma coleção que fora registrada quando em se encontrava aprisionado por propagar o Evangelho de Cristo. Poderia ele estar ansioso em querer sair dali, desejando estar com seus amigos e irmãos em Cristo, mas ele apenas esperou o dia da oraçãosua sentença e libertação, sem ansiedade por coisa alguma.

Quando a parede da limitação chegar a sua frente, não a esmurre. Ajoelhe-se e ore com ações de graça ao nosso Pai Celeste.

Um comentário:

Jaqueline Giroto Valadão disse...

muito abençoadora essa mensagem. Eu sou muito ansiosa e tenho sofrido consequencias fisicas com isso....Obrigado por essa mensagem. Deus abençoe sua vida hoje e sempre