segunda-feira, 28 de abril de 2008

A página branca da Bíblia

Como estudioso da Bílbia, sou mais aplicado ao estudo dos livros do Novo Testamento que dos livros do Velho. Entendo que ali estão as aplicações práticas para minha vida, embora eu aprenda muito com as experiências de vida obtidas no Velho Testamento. Contudo, fico admirado com o livro que está entre Malaquias e Mateus.

Talvez você esteja achando que me tornei um apostata ou um autor apócrifo, simplesmente porque não há um livro se quer entres esses que citei acima. Meu amado, minha amada, há. E como há. Há tantas coisas implicítas escritas neste livro que não podemos nos dar conta da riqueza que ele tem para nossas vidas. O fato de, geralmente, se ter uma página em branco não significa que nada exista ali. Conhecemos esta página como período intertestamentário. Período esse que transita da Lei para a Graça. Período que antecede a vinda do Senhor Jesus. Período tal que Deus se calou. Que não houve fumaça no tabernáculo. Embora, não houvessem sinais, o silêncio de Deus preparava um cenáculo para a vinda do Messias. Quantas orações foram feitas? Quantos sacrifícios oferecidos? Quantas lástimas dos filhos de Deus a respeito do julgo recebido de outras nações? Quantos "por quês" sem resposta? Assim como no livro de Ester, não podemos ver o nome Deus escrito, mas podemos observar que fora notável a Sua ação em preparação do caminho do Senhor Jesus.

Atualmente, em nossas vidas, nos pegamos em questionamentos, em dúvidas, em situações adversas, nos pegamos em questionamentos de que se Deus está realmente nos observando ou ao menos um pouco interessado em nossas vidas. Inclua-me nisto.

A boa notícia é que Deus está a todo tempo nos resguardando. Ele tem cuidado de nós. É uma verdade absoluta de que Deus cuida de nós enquanto dormimos. Por isso, não devem existir razões para desesperos, mas a esperança para nossos desencontros e silêncios. A boa nova para Israel foi o nascimento de Jesus, que recebido nos braços de Simeão fora apresentado no Templo. O silêncio de Deus aos homens fora quebrado pelo choro de uma criança. Portanto, não tema se todos paracem não escutar sua voz, seu clamor. Não se entristeça se portas tem se fechado, nem sinais de chuva tem aparecido no céu. Uma verdade é certa, Deus tem lemrado de você. Deus tem cuidado de nós mesmo parecendo que nossos "por quês" ainda não foram respondidos. Deus não tem deixado de olhar para nós, nem desviado seus ouvidos do nosso clamor.

"O homem não pode receber cousa alguma se do céu não lhe for dada." João 3:27

Um comentário:

Hanes disse...

Alex, me surpreende o fato de que você está animando os desanimados e encorajando os irmãos com suas palavras justamente em momentos em que a tua vida é provada.
Deus preserve a tua fé nesse turbilhão e fortalece os cansados.