segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Um tempo para cada tempo.

Não era necessário dizer mais nada além das palavras do sábio Salomão no primeiro verso do capítulo 3 do livro de Eclesiastes. Mas ele se faz detalhista e enumera diversas situações da vida em nosso cotidiano.

clip_image002Certamente você já ouviu o velho jargão, “não era o tempo certo”. Sinceramente, tenho que dizer que algumas vezes ouvir isto é irritante. Paremos para pensar. De fato irrita, pois em nosso pensar acreditamos que merecemos algo por demais deseja-lo. Seja um carro, um novo notebook, uma viagem, uma nova tv, uma nova casa, filhos, enfim, de pequenas a grandes coisas. Mas, de fato, como relaciona Salomão, “há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

Tenho experimentado, principalmente este ano, aguardar o tempo certo para alguns eventos. Um deles acabou sendo uma grande conquista para minha carreira profissional. Hoje gerencio uma empresa onde, a cada dia, enfrento desafios significativos no lidar com liderança, tomada de decisões rápidas e que tragam lucro para a organização, bem como não deixando com que cada dia seja uma rotina para todos e, principalmente, que a motivação da equipe sempre esteja a favor do bom desenvolvimento. Em relação à minha carreira eu anseio alguns degraus acima, mas preciso ter a ciência de que haverá anos em que precisarei amadurecer para chegar ao nível desejado. Hoje é tempo de plantar as ações para que no tempo determinado por Deus eu possa colher os frutos, bons frutos.

Quanto à vida familiar, um dos grandes anseios é o desejo de ser pai. Olho cada pequenino que passa correndo, ou mesmo na tv, ou na rua, e fico imaginando como será o dia em que graciosamente teremos os nossos filhos nos braços. Em meio a esta ansiedade, tenho buscado viver cada dia no entendimento de que ainda não é o tempo certo para termos em nossos braços as nossas bênçãos, nossos filhos. Alguns momentos isto causa dor, em outros me conforta em saber que “tudo fez Deus formoso no seu devido tempo” (Ec 3:11).

Do mesmo modo em que agimos de acordo com os preceitos de Deus para colhermos os bons frutos, se agirmos de modo diferente, colheremos maus frutos. Por isso é importante refletir constantemente na maneira como agimos em relação aos eventos que nos ocorrem. É preciso entender o tempo certo para cada resultado desejado. Às vezes podemos achar que a vida é injusta por coisas darem erradas, mas, também, neste momento é precisar refletir se tais coisas não refletem resultados de ações não pensadas.

As sábias palavras de Salomão nos fazem ler e entender que é preciso viver o tempo para cada coisa, baseando-se de que “nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada, e também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho”. Ou seja, embora não entendamos a totalidade do plano de Deus, nada há melhor do que decidir fazer o bem, desfrutando das dádivas de Deus na vida e tême-Lo.

A perspectiva tem que ser para o futuro, uma visão da eternidade de Deus. Não podemos descobrir as entrelinhas de coisas positivas nem negativas. Mas, quando descansamos em Deus e nEle buscamos conforto, saberemos que nossa confiança não é em vão. O fato de não sabermos alguns detalhes de certos eventos é explicado por Salomão nestas palavras, do verso 11, “...também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim”.

De eternidade a eternidade, Deus ordenou um ciclo contínuo para os acontecimentos da vida. “O que é já foi, e o que há de ser também já foi. Deus fará renovar-se o que se passou” (Ec 3:15).